sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Os percursos pessoais e profissionais dos candidatos PS à Câmara Municipal de Arouca


Artur Neves

Engenheiro civil natural de Alvarenga e a residir em Arouca, Artur Neves esteve ligado algumas das principais obras rodoviárias do país como a A1 – Auto-estrada do Norte, a CREL – Circular Regional Exterior de Lisboa, e A2 – Auto-estradas do Sul da BRISA – Auto Estradas de Portugal. Pertenceu aos quadros da BRISA – Auto Estradas de Portugal, tendo ainda assumido o cargo de Director de Construção na empresa Auto-Estradas do Atlântico. Antes de assumir a presidência da Câmara Municipal de Arouca, em 2005, exercia o cargo de Gestor de Contratos das empresas de construção do grupo Cerejo dos Santos SGPS.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Alvarenga na qualidade de independente a convite do Partido Socialista, entre 1993 e 2000. A requalificação do centro histórico de Alvarenga é uma das obras mais marcantes no tempo em que assumiu os destinos daquela freguesia. Em 2001, viria a integrar a equipa de Armando Zola para a Câmara. Eleito vereador, fortes imperativos de ordem profissional forçaram-no a renunciar ao cargo. Em 2005, foi eleito Presidente da Câmara Municipal de Arouca.

Isabel Vasconcelos
Nascida na freguesia do Burgo, onde hoje continua a ter casa, Isabel Vasconcelos é licenciada em Engenharia Química pela Universidade do Porto e Mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade do Minho. Tem trabalhado em diversos organismos do Ministério do Ambiente, tendo também assessorado uma Câmara Municipal no desenho da respectiva política de gestão ambiental.
Destaca-se o trabalho que tem desenvolvido na área da gestão dos resíduos, nomeadamente na implementação do Plano Estratégico de Resíduos Sólidos Urbanos. Neste domínio, tem trabalhado directamente com as empresas responsáveis pelo tratamento de resíduos, e desenvolvido acções de educação e sensibilização ambiental, dirigidas tanto às autarquias como à população em geral.
Actualmente, exerce funções na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional Norte e lecciona na Escola Superior de Tecnologias da Saúde do Porto e na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Albino Oliveira
Natural de Escariz, freguesia onde sempre viveu, é aí que este empresário ligado à indústria de calçado tem também sedeadas as suas empresas. A história recente da freguesia de Escariz e a vida de Albino Oliveira aliás confundem-se, tendo este sido presidente da Junta de Freguesia entre 1993 e 2001. À frente dos destinos de uma das freguesias mais povoadas do município de Arouca, esteve ligado a obras como a Unidade de Saúde local, a Escola EB 2/3 e diversas vias de comunicação. Foi também um dos principais responsáveis pelas obras de restauro e ampliação da Igreja Paroquial de Escariz.
Entre 2001 e 2005, foi Membro da Assembleia Municipal de Arouca, pelo Partido Socialista. Actualmente é vereador da Câmara Municipal de Arouca, sendo responsável pelos pelouros Águas e Saneamento, Ambiente, Aprovisionamento e Obras por Administração Directa. Albino Oliveira foi ainda membro fundador do Rotary Clube de Arouca.

Margarida Belém
Nascida na freguesia do Burgo, mas residente na de Arouca, Margarida Belém esteve, durante vários anos, responsável pelo Posto de Turismo da Região de Turismo da Rota da Luz (RTRL). Licenciada em Turismo pela Instituto Superior de Assistentes e Interpretes, com um MBA em Gestão de Destinos Turísticos Instituto de Planeamento e Desenvolvimento de Turismo e uma Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento em Turismo, pela Universidade de Aveiro, é gestora do produto “Turismo de Negócios, Congressos e Incentivos” na Turismo Centro de Portugal. É também Vice-presidente da Associação Geoparque Arouca, em representação da ex. Região de Turismo Rota da Luz e Turismo Centro de Portugal.
Na extinta RTRL, foi coordenadora dos serviços (administrativos, financeiros, técnicos/promoção) e chefe da Divisão de Promoção Interna e Externa. Entre os projectos empreendidos, destaque para a reorganização dos Serviços Técnicos e Administrativos daquela região de turismo para a obtenção da certificação da qualidade (ISO 9001:2000) e pela dinamização e posicionamento da RTRL entre as melhores regiões de turismo nacionais.
Foi elemento fundador da AnimaPatrimónio, associação constituída em 2005 com o objectivo de promover, dinamizar e preservar os diferentes patrimónios. Esteve na génese do evento “Cister Saberes e Sabores”.

António Cruz
Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, António Cruz é natural da freguesia de Moldes, residindo actualmente no Porto. Em termos profissionais, integra os Quadros do BPI, onde desempenha as funções de técnico responsável pela gestão integrada do património na zona centro do país (sul do rio Douro e a norte de Condeixa). É ainda consultor de diversos gabinetes de engenharia na área de projecto, coordenação e fiscalização de obras, controlo de custos e qualidade.
Desde 1996, é presidente da Direcção da Associação dos Amigos da Cultura e do Desporto de Ponte de Telhe (Moldes). Foi ainda membro da Assembleia de Freguesia de Moldes, entre 1993 e 1997, e membro e segundo secretário de Assembleia de Municipal de Arouca, entre 1997 e 2001, cargos que exerceu sempre em representação do Partido Socialista.

Rosa Santos
Nascida no concelho vizinho de Santa Maria da Feira, na freguesia das Caldas de S. Jorge, esta educadora de infância reside há largos anos na freguesia de Fermêdo (Arouca). Bacharel em Educadores de Infância pela Universidade de Aveiro, e com duas pós-graduações em Psicologia Social e das Organizações e em Educação Especial, respectivamente, Rosa Santos é ainda Mestre em Psicologia na Universidade Fernando Pessoa. Desde 1991, lecciona no ensino pré-escolar, tendo simultaneamente ocupado cargos de direcção/coordenação de várias escolas.
Em termos sociais e culturais, desempenhou diversos cargos na Associação de Cultura e Recreio da Banda Marcial do Vale (Santa Maria da Feira) e foi fundadora e presidente do Conselho Executivo da Associação de Pais/Encarregados de Educação e Amigos das EB1 e J.I. de Fermêdo e S. Miguel do Mato, no biénio 2007/2009.

Mário Brandão
Residente na freguesia de Tropeço, Mário Brandão está ligado ao ramo imobiliário e da panificação. Este empresário de 39 anos faz ainda parte da Associação do Centro de Dia de Tropeço.

Sem comentários:

Enviar um comentário