sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Visita de trabalho a Canelas

No dia 1 de Setembro, a freguesia de Canelas recebeu a visita dos candidatos PS à Câmara Municipal. Segue abaixo um breve relato dos principais pontos abordados nesta sessão de trabalho no terreno que contou com a participação do cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Canelas, Mário Pinho, e a nº 2, Susana Soares.

Urbanismo
O núcleo central da freguesia de Canelas encontra-se dividido em dois lugares: o Lugar de Cima e o Lugar de Baixo, sendo a separação dos mesmos efectuada pela igreja e pela sede da Junta de Freguesia. Estes dois edifícios, juntamente com um aglomerado particularmente interessante de casas em xisto com cobertura em lousa e algum pequeno comércio não são ainda suficientemente fortes para criarem um núcleo central nesta zona. Seria interessante a valorização deste espaço, com recurso a eventual intervenção urbanística que o transformasse num pólo agregador e atractivo.



Vilarinho, outro dos lugares visitados, é um pequeno núcleo de habitações cuja recuperação merece um cuidado especial, pelos detalhes construtivos que alguns destes edifícios ainda apresentam.

Educação
Canelas dispõe actualmente de uma escola básica 1, situada no centro da freguesia. Foi referido que o acesso das crianças que residem noutros pontos da freguesia à escola é difícil, sobretudo no Inverno, e demorado. Em conversa com uma família de Mealha, foi referida a necessidade de haver transporte escolar para todos os níveis de ensino.

Turismo e Património
Conforme ocorre noutros pontos do concelho, em Canelas ainda se cultivava o linho. Seria importante dar a conhecer o ciclo do linho, aproveitando o conhecimento que ainda existe; e criando, por exemplo, algumas parcelas de cultivo com fins didácticos.
Há ainda, em Canelas, quem fie lã e quem trabalhe em tear. Dever-se-ia fomentar a tecelagem de mantas, que depois poderiam eventualmente ser vendidas aos turistas.

Canelas dispõe de uma pequena praia fluvial, o Vau. É um sítio magnífico, onde desagua um pequeno ribeiro (Ribeiro do Fontão) que forma uma queda de água com vegetação marginal de grande beleza. Contudo, o Vau não dispõe de infra-estruturas de apoio, como, por exemplo, casas de banho. Seria importante, e no âmbito de uma estratégia de valorização e dinamização das praias fluviais do município, pensar-se num projecto de requalificação do Vau.



A travessia do Paiva, ligando Canelas ao caminho que segue para Alvarenga, era antigamente efectuada por barqueiro. A continuar esta prática, seria possível interligar os percursos pedestres de pequena rota numa grande rota, o que seria certamente mais um factor de atracção turística da freguesia, já hoje muito procurada pelo Centro de Interpretação Geológica de Canelas.

Rede viária
O melhoramento da ligação entre Lugar de Baixo e o Vau (caminho das Seládias) é uma das pretensões da equipa PS à Assembleia de Freguesia, dado que esta encurtará o acesso a Canelas, para quem vem da Estrada Nacional 226-1, que liga Arouca e Alvarenga.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Apresentação pública dos candidatos pelo Partido Socialista à Junta de Freguesia do Burgo

Decorrerá no dia 18 de Setembro, sexta-feira, pelas 21h, na sede da Associação Cultural e Recreativa do Burgo, a apresentação pública dos candidatos do Partido Socialista (PS) à Junta de Freguesia do Burgo. A lista é encabeçada por Victor Fontes, 36 anos, empresário e vice-presidente da Associação Empresarial do Concelho de Arouca. Licenciado em Gestão de Empresas, Victor Fontes foi, entre 2002 e 2008, presidente da Associação de Pais das Escolas Básicas 1 e Jardins-de-Infância da freguesia do Burgo. No final da apresentação dos candidatos haverá baile à moda antiga.

domingo, 6 de setembro de 2009

Telas de campanha do Partido Socialista transformadas em sacos para compras

Num mandato que terá o Ambiente como um dos seus pilares estratégicos, o Partido Socialista passa das palavras à prática, transformando as telas de campanha já sem uso em sacos para compras. As telas que vão virar sacos serão oferecidas durante a campanha eleitoral para as autárquicas que decorrerá entre 28 de Setembro e 11 de Outubro próximo.

“Com esta medida, quisemos mostrar de uma forma prática como o Ambiente é efectivamente um dos pilares estratégicos deste mandato e como com pequenos gestos se pode fazer a diferença”, afirma Artur Neves, cabeça de lista do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Arouca.

Notícia actualizada em 10.Setembro.2009

Partido Socialista apresenta programa eleitoral para o próximo mandato

Consolidar Arouca como um município de referência a nível nacional e internacional, potenciador da qualidade de vida de todos os que residem no município e promotor do desenvolvimento económico local é grande objectivo do programa eleitoral do Partido Socialista (PS) às próximas autárquicas de 11 de Outubro.

São 3 as prioridades deste programa: Impulsionar uma nova política para o ambiente; consolidar Arouca como destino turístico de excelência, sustentado no Arouca Geoparque, e reforçar a competitividade económica de Arouca, fomentando o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de todos os arouquenses.

Configurando-se o Ambiente e o Turismo como dois pilares estratégicos do programa do PS, deste farão parte projectos como a reabilitação da antiga lixeira do Gamarão e a criação de uma rede de recolha de resíduos de materiais de construção, ambas integradas na estratégia que será elaborada de gestão de resíduos, a reabilitação e reabilitação das linhas de água, a reorganização da floresta arouquense, a mediação do projecto de licenciamento das vacarias a operar no concelho, a requalificação do centro histórico da vila de Arouca ao abrigo do programa Polis XXI, a implementação do projecto de desenvolvimento de turismo activo, ancorado nos espaços naturais de referência, Rio Paiva e Serra da Freita, ao abrigo do PROVER – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

Será também dada continuidade a projectos já iniciados neste mandato, como é o caso da renovação do Parque Escolar, que passará igualmente a contar com uma rede de bibliotecas escolares, o alargamento e consolidação dos projectos de apoio sócio-educativo, assegurando, por exemplo, a distribuição gratuita de livros escolares a todos os alunos do 1º ciclo do ensino básico do município, a consolidação da Rede Municipal de Apoio Integrado aos Idosos e à Infância, a conclusão das obras rodoviárias estratégicas para Arouca de que a Via Estruturante – 2ª Fase (Concessão Vouga) é o exemplo maior, e a expansão e requalificação das zonas industriais existentes.

O programa do Partido Socialista será apresentado no dia 12 de Setembro, pelas 19h, sede do Partido Socialista.

Notícia actualizada em 9.Setembro.2009