sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Visita de trabalho a Canelas

No dia 1 de Setembro, a freguesia de Canelas recebeu a visita dos candidatos PS à Câmara Municipal. Segue abaixo um breve relato dos principais pontos abordados nesta sessão de trabalho no terreno que contou com a participação do cabeça de lista à Assembleia de Freguesia de Canelas, Mário Pinho, e a nº 2, Susana Soares.

Urbanismo
O núcleo central da freguesia de Canelas encontra-se dividido em dois lugares: o Lugar de Cima e o Lugar de Baixo, sendo a separação dos mesmos efectuada pela igreja e pela sede da Junta de Freguesia. Estes dois edifícios, juntamente com um aglomerado particularmente interessante de casas em xisto com cobertura em lousa e algum pequeno comércio não são ainda suficientemente fortes para criarem um núcleo central nesta zona. Seria interessante a valorização deste espaço, com recurso a eventual intervenção urbanística que o transformasse num pólo agregador e atractivo.



Vilarinho, outro dos lugares visitados, é um pequeno núcleo de habitações cuja recuperação merece um cuidado especial, pelos detalhes construtivos que alguns destes edifícios ainda apresentam.

Educação
Canelas dispõe actualmente de uma escola básica 1, situada no centro da freguesia. Foi referido que o acesso das crianças que residem noutros pontos da freguesia à escola é difícil, sobretudo no Inverno, e demorado. Em conversa com uma família de Mealha, foi referida a necessidade de haver transporte escolar para todos os níveis de ensino.

Turismo e Património
Conforme ocorre noutros pontos do concelho, em Canelas ainda se cultivava o linho. Seria importante dar a conhecer o ciclo do linho, aproveitando o conhecimento que ainda existe; e criando, por exemplo, algumas parcelas de cultivo com fins didácticos.
Há ainda, em Canelas, quem fie lã e quem trabalhe em tear. Dever-se-ia fomentar a tecelagem de mantas, que depois poderiam eventualmente ser vendidas aos turistas.

Canelas dispõe de uma pequena praia fluvial, o Vau. É um sítio magnífico, onde desagua um pequeno ribeiro (Ribeiro do Fontão) que forma uma queda de água com vegetação marginal de grande beleza. Contudo, o Vau não dispõe de infra-estruturas de apoio, como, por exemplo, casas de banho. Seria importante, e no âmbito de uma estratégia de valorização e dinamização das praias fluviais do município, pensar-se num projecto de requalificação do Vau.



A travessia do Paiva, ligando Canelas ao caminho que segue para Alvarenga, era antigamente efectuada por barqueiro. A continuar esta prática, seria possível interligar os percursos pedestres de pequena rota numa grande rota, o que seria certamente mais um factor de atracção turística da freguesia, já hoje muito procurada pelo Centro de Interpretação Geológica de Canelas.

Rede viária
O melhoramento da ligação entre Lugar de Baixo e o Vau (caminho das Seládias) é uma das pretensões da equipa PS à Assembleia de Freguesia, dado que esta encurtará o acesso a Canelas, para quem vem da Estrada Nacional 226-1, que liga Arouca e Alvarenga.

Sem comentários:

Enviar um comentário