terça-feira, 15 de setembro de 2009

Artur Neves rejeita críticas da UPA ao PDM

O actual presidente da Câmara de Arouca e cabeça de lista pelo Partido Socialista àquela edilidade rejeita as observações efectuadas pelo Movimento Unidos Por Arouca (UPA) ao Plano Director Municipal (PDM). De acordo com notícia recentemente publicada no Jornal Público, o Movimento UPA irá votar contra o PDM. A construção de baixa densidade e em corredor, a possível edificação de uma barragem com 16 metros de altura na serra da Freita, a significativa desafectação dos solos agrícolas e a pouca expressão de espaços industriais são os motivos apontados para tal decisão.

Em entrevista ao referido jornal, Artur Neves desmente que o solo urbano ultrapasse o rural e que seja construída uma barragem no rio Caima. “Essas considerações não fazem sentido, são de quem não olhou para o plano, que não faz ideia nenhuma do que está proposto e que não deve ter apresentado sugestões na altura da consulta pública”. “Nesta altura do ano, o que pode acontecer é fazerem-se análises de carácter mais político do que racionais”, refere.

Adaptado de notícia do Jornal Público de 7.Setembro

Acção de pré-campanha na Feira de Cabeçais

A Feira de Cabeçais (Fermêdo) foi o ponto de partida para a acção de pré-campanha do Partido Socialista, que teve lugar no domingo, dia 13 de Setembro, e que percorreu parte da zona ocidental do concelho. Aos candidatos à Câmara, juntaram-se candidatos às Assembleias de freguesia de Fermêdo, S. Miguel do Mato e Escariz.


Para além da Feira de Cabeçais, a comitiva visitou ainda os lugares de Nabais e da Abelheira. Ao longo do percurso foram distribuídos exemplares do primeiro número do jornal de campanha, o qual inclui as principais propostas do programa eleitoral do PS às próximas autárquicas.

domingo, 13 de setembro de 2009

Apresentado Programa Eleitoral

Foi apresentado no sábado, 12 de Setembro, o programa do Partido Socialista às próximas eleições autárquicas. Artur Neves, actual presidente da Câmara Municipal de Arouca e cabeça de lista pelo PS aquele edilidade, referiu “aspirar a que Arouca, em 2013, seja um óptimo município para se viver; um excelente território para se investir e um destino de referência a nível nacional e internacional”.

O Ambiente, o Turismo e o Desenvolvimento Económico são as 3 prioridades do programa, o qual se desdobra ainda em 4 eixos de desenvolvimento: eixo 1. Um município amigo do ambiente; eixo 2. Um território atractivo e competitivo; eixo 3. Mais qualidade de vida; eixo 4. Melhor governação local.
O programa eleitoral do PS prevê a continuidade de projectos iniciados já neste mandato, como é o caso da renovação do Parque Escolar, a consolidação da Rede Municipal de Apoio Integrado aos Idosos e à Infância, a expansão e requalificação das zonas industriais, a consolidação da rede viária, de que a Via Estruturante é o exemplo maior.

Estão também previstos novos projectos como a reabilitação da antiga lixeira do Gamarão e a criação de uma rede de recolha de resíduos de materiais de construção, ambas integradas na estratégia que será elaborada de gestão de resíduos, a mediação do projecto de licenciamento das vacarias a operar no concelho, a requalificação do centro histórico da vila de Arouca ao abrigo do programa Polis XXI, a implementação do projecto de desenvolvimento de turismo activo, ancorado nos espaços naturais de referência, Rio Paiva e Serra da Freita, ao abrigo do PROVER – Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos.

A apresentação contou com a presença dos candidatos PS à Câmara Municipal, e diversos candidatos à Assembleia Municipal e às diversas Assembleias de Freguesia.