terça-feira, 25 de agosto de 2009

Visita de trabalho a S. Miguel do Mato

Os candidatos à Câmara Municipal de Arouca do Partido Socialista (PS) iniciaram o conjunto de visitas de trabalho pela freguesia de São Miguel do Mato. Isabel Vasconcelos e Margarida Belém reuniram-se, a 18 de Agosto, com dois dos candidatos do PS à Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato, Joaquim Ferreira e Rui Rocha, tendo os mesmos sido os “guias” desta visita.

Segue abaixo o relato da visita elaborado pelas duas candidatas:

Durante a visita a São Miguel do Mato, falámos das características da freguesia, com destaque para a sua ruralidade. Pensámos que poderia ser eventualmente interessante a criação de uma quinta biológica, com um museu vivo da actividade agrícola, utilizando para o efeito uma quinta reconstruída. Vimos algumas casas agrícolas com potencial para este projecto. A serem requalificadas, estas poderão ser um pólo agregador de novas actividades económicas e um exemplo para uma nova postura edificante que privilegie a reconstrução face à demolição e construção de raiz.

Uma das características desta freguesia que tem sido vista como negativa é o facto de esta não ter uma centralidade claramente identificada. Belêce, e porque aí funcionam alguns dos equipamentos de que é exemplo a Junta de Freguesia, tem vindo a assumir esse papel. Todavia, não dispõe das características urbanísticas necessárias para convenientemente desempenhar as funções de um centro aglutinador.

Junta de Freguesia

Instalada em edifício recente no lugar de Belêce, a utilização desta poderá ser maximizada para servir ainda melhor população. Uma das hipóteses poderá ser a criação de ponto de acesso à Internet, que, além de servir os estudantes com menores recursos, poderia facilitar a comunicação das pessoas mais idosas com familiares emigrados.

Criação de um núcleo de Bombeiros

Em conversa com Joaquim Ferreira, apercebemo-nos da sua vontade de que o edifício projectado para o centro cívico, que se encontra ainda em construção, seja concluído rapidamente para que as pessoas de idade possam ter um espaço de convívio e lazer.

Há também a necessidade de se construir, naquela freguesia, um Núcleo de Bombeiros. O candidato do PS à Junta de Freguesia de S. Miguel do Mato justifica a criação do núcleo de bombeiros: 1) pela área florestal de eucaliptos e pinheiros, na freguesia e área envolvente; 2) pela distância ao centro de Arouca, onde se encontra situado o quartel de bombeiros. Este núcleo poderia estar vocacionado para o combate a incêndios e para a formação de bombeiros.

Requalificar os cursos de água

Há, por toda a freguesia, linhas de água com vegetação ribeirinha, inacessíveis, na maioria dos troços, por falta de limpeza das margens. De destacar a Ribeira da Amieira, no lugar de São Miguel do Mato. Atravessada pela Ponte Velha, a ligação à Ribeira de Gala poderia ser efectuada através de um percurso pedestre, a criar, ao longo das margens.

A Ribeira de Mosteirô tem igualmente condições para vir a constituir um local de lazer, se as margens forem devidamente limpas e requalificadas.

Proteger a memória colectiva

O carvalho centenário de S. Miguel do Mato, símbolo da freguesia, necessita de intervenção urgente de um especialista no tratamento de árvores, já que está em condições muito precárias. A sua perda seria um rude golpe na memória colectiva da freguesia. Tudo faremos para que tal não venha acontecer.

Investir na rede viária

A ligação entre Lázaro e o Douro, no concelho de Castelo de Paiva, é uma das prioridades do candidato PS à Junta de Freguesia. Esta ligação de cerca de 10 km facilitaria significativamente o acesso à zona industrial de Lavagueiras (Castelo de Paiva) e evitaria o percurso actual, que é de cerca de 35 Km. O acesso da freguesia de S. Miguel do Mato até ao limite com município de Castelo de Paiva já foi aberto, embora não esteja ainda transitável. O restante troço a abrir em terrenos do concelho de Castelo de Paiva não foi ainda iniciado nem há conhecimento de que haja acordo entre os dois municípios para conclusão desta via de acesso.

Estes foram alguns dos pontos sensíveis que pudemos constatar, nesta primeira reunião de trabalho. Contudo, muitos dos leitores nos poderão ajudar a reconhecer as necessidades da freguesia. Enviem as sugestões e comentários sobre o que entendem está no bom caminho, e o que necessita de correcção ou de uma nova perspectiva de intervenção. A equipa candidata à Câmara Municipal liderada pelo Eng. Artur Neves e a da Junta de Freguesia irá analisar as sugestões recebidas e, quando seja pertinente e viável, irá incluí-las no seu programa eleitoral.

Ajude-nos a servi-lo melhor! Deixe o seu comentário ou sugestão.

Notícia actualizada a 3.Setembro.09





2 comentários:

  1. Após a leitura deste artigo,tenho apenas um comentário a fazer, que o Senhor Joaquim Ferreira, é uma pessoa muito preucupada com a população de São Miguel do Mato,fico mesmo comovida com a preucupaçao com os idosos....no entanto basta reparar no que ele faz com a própria Mae para colocar em questão toda a sua preucupação...
    Não será antes uma busca pelo poder que anseia ha longos anos????
    fica a questão no ar....

    ResponderEliminar
  2. É TUDO UMA LUTA PELO PODER E PELO PRÓPRIO INTERESSE

    ResponderEliminar