Ambiente
Foi abordada a proposta de requalificação das margens do rio Inha, com a criação de uma zona de lazer, em área próxima à igreja de Escariz. Numa altura em que a centralidade da freguesia se começa a deslocar do Cruzeiro para Urreira, em virtude da dinâmica desta nova zona criada pela concentração de diferentes equipamentos como a as piscinas, o pólo escolar, e equipamentos comerciais, os candidatos consideram que é importante que não se perca a identidade do centro histórico da freguesia. A requalificação das margens do Inha poderá, na perspectiva dos mesmo, ajudar a preservar essa identidade.
As vacarias e a necessidade de licenciamento foram outros dos aspectos focados, com os candidatos a deslocarem-se a uma vacaria em Nabais, onde partilharam com o proprietário, David Martins, a preocupação relativa à aplicação da nova lei relativa ao licenciamento daquele tipo de estabelecimentos.
Turismo
O património arqueológico também esteve em destaque. Escariz dispõe de inúmeros monumentos megalíticos, um dos quais nacional. Contudo, o grau de degradação dos mesmos é elevado. Os candidatos alertaram para a importância da sua preservação e promoção, referindo que a estratégia a definir para o turismo terá necessariamente de ter em atenção este e outro património arqueológico existente no município.
Sem comentários:
Enviar um comentário