O Governo deu finalmente luz verde para a conclusão da Via Estruturante Arouca/Feira. Aquela que é considerada a mais importante via de ligação aos grandes eixos viários do Litoral e era uma aspiração de décadas dos arouquenses, deverá estar concluída em 2012.
Foi através de um despacho datado de 28 de Agosto, que Governo anunciou a abertura do concurso da Concessão Vouga, que inclui para além da Via Estruturante Arouca/Feira, o IC 35 (entre Penafiel e Mansores), a ligação do nó da Via Estruturante em Escariz até à Zona Industrial do Rossio, a ligação de Vale de Cambra até ao nó de Carregosa da A32 e a conservação/manutenção (durante o período da Concessão) de várias rodovias que estão em serviço. As obras da segunda fase da Via Estruturante deverão arrancar em 2010.
Em entrevista ao Jornal de Notícias, o actual presidente da Câmara de Arouca e candidato pelo Partido Socialista àquela edilidade nas próximas eleições autárquicas referiu estarem “finalmente criadas as condições para que Arouca possa dar um passo importante no desenvolvimento sustentado do concelho", considerando que o despacho de 28 de Agosto, é "o concretizar de três anos de luta para que o Governo arquitectasse uma concessão rodoviária que permitisse a construção da Via Estruturante".
Artur Neves foi um dos principais artífices desta 2ª fase da Via Estruturante. Recuperámos aqui a parte do seu discurso de recandidatura referente à Via Estrutura:
Quando o Dr. Zola chegou ao poder, em 1993, da Variante apenas se falava como ambição dos arouquenses. De 93 a 95, a Variante, que até então tinha 0 quilómetros de projecto executado, continuou com 0 quilómetros de projecto executado e de obra executada, naturalmente. Em 95, é que verdadeiramente a Via Estruturante começou. Em 95, com a vinda cá do Sr. Eng. º João Cravinho, então ministro das Obras Públicas. No início de 96, este deu ordens para se avançar com o projecto de execução da primeira fase da Variante. De 96 a 2001, foi o tempo que demorou a preparar o projecto para se lançar a obra a concurso, nesse mesmo ano de 2001. A obra arrancou em Outubro de 2001. Cinco anos para preparar o projecto e arrancar com a obra. Em 2001, a primeira fase da Variante começou. De 2001 a 2005, a segunda fase da Variante mereceu apenas a aprovação de um corredor com 200 metros. Quando cheguei, em 2005, a 2ª fase da variante tinha apenas isto! Não tinha nem projecto, nem nenhuma estruturação financeira para executar essa obra. Tivemos que trabalhar praticamente, na 2ª fase da Variante, desde o zero. E foi muito trabalho que foi feito e muito trabalho de que me orgulho imenso!
Liderei este processo porque os meus colegas da região quase mo entregaram para a mão, dando-me carta branca para, junto do Governo, trabalhar no projecto, em primeiro lugar, e, depois, na definição de uma estratégia para executar a obra. Numa primeira fase, logo em Março de 2006, o Governo deu ordens para lançar o concurso para a execução do projecto da 2ª fase da Variante. Foram abertas as propostas, em 20 de Junho de 2006. Depois, o Governo demorou, de facto, bastante tempo até adjudicar o projecto. Fê-lo apenas em 27 de Maio de 2007, quando aqui veio o Sr. Secretário das Obras Públicas presidir a essa cerimónia.
Mas nessa altura, embora o projecto estivesse para começar, nada me garantia que a obra iria começar, porque conheço eu muitos projectos feitos há muitos anos e de obra nada! Nesse momento, a partir da assinatura do contrato para a execução do projecto, comecei a trabalhar com o Governo num modelo de concessão para que a obra de uma só vez se pudesse realizar. A 2ª fase da Variante não tinha escala para uma concessão. Então, fui conversando com os meus colegas de Vale de Cambra e Sever do Vouga para que eles aceitassem que o IC35 ficasse por Arouca. E porquê? Porque a A32, que já está concessionada e em construção, passa, no projecto, muito próximo do IC35, na sequência de Arouca até Vale de Cambra e Sever do Vouga. Convencê-los demorou algum tempo, mas eles aceitaram, de tal maneira que o desenho da concessão rodoviária chamada Concessão Vouga está concluído desde há cerca de um mês. O Governo, em Novembro último, prometeu-me que até Junho deste ano haveria de lançar a concessão a concurso. Passou um mês e eu sei que todos desesperam, porque todos querem ver isto realizado e em andamento. Contudo, passou apenas um mês para além do prazo que o Governo prometeu. Se passar mais uma semana ou duas até que o Conselho de Ministro aprove a concessão e instrua definitivamente as Estradas de Portugal para avançar com o concurso, creio que não se perdeu muito tempo.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
Via Estruturante Arouca/Feira vai ser uma realidade em 2012
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É possível publicar um mapa com mais detalhe? Obrigado
ResponderEliminarCaro Carlos Aguiar
ResponderEliminarNo PS nada é com detalhe, é tudo muito vago para poder enganar os arouquenses.
caros amigos,
ResponderEliminarEu por mim, não quero mais mapas com detalhes : Quero é VER a obra.